Pular para o conteúdo principal

Banquinho de madeira super confortável

Aprenda fazer um lindo banquinho de madeira super confortável usando madeiras de paletes ou madeira de construção. Esse banquinho de madeira fez o maior sucesso quando apresentei para meus clientes das feira que participo.

Aprender trabalhar com madeiras requer dedicação no aprendizado para irmos melhorando a cada dia na fabricação de cada peça.

Se você esta no inicio do aprendizado esse banquinho de madeira vai ajudá-lo(a) a desenvolver sua pratica no ramo e melhorar suas habilidades.

Essa peça é de fácil fabricação, mas requer um acabamento mais refinado que vou te ensinar neste artigo, por isso veja até o final e aprenda uma técnica interessante.

Veja abaixo como ficou lindo esse banquinho de madeira:

banquinho de madeira

Quando as pessoas experimentam sentar nesse banquinho de madeira sentem uma diferença muito agradável, pois ele tem um designer anatômico bem confortável.

Por isso se torna uma peça como uma aceitação bem ampla para vários tipos de públicos ficando muito fácil de vender.

Artigos relacionados:

Cadeira espreguiçadeira
Banqueta rustica
Banqueta dobrável


Banquinho de madeira Medidas e peças para fazer 

Esse banquinho de madeira é bem simples de ser feito veja abaixo as medidas que as madeiras devem ser cortadas.

Lixe bem as peças antes de montar com lixa de granada 50 e depois com 100 com o auxilio de uma lixadeira de disco.

Encostando as frentes dos pés na estrutura do acento fazemos o risco onde iremos cortar para que fique no mesmo grau.

O próximo passo e colar as laterais dos pés nas frentes com cola de madeira e depois parafusando com parafusos chip board de 4 x 45 mm como na figura abaixo:

OBS: Sempre fazendo furos primeiro antes de parafusar

Depois de montado os pés vamos prender na estrutura do acento como na figura abaixo:

Para fazer uma fixação correta use grampos de pressão e um esquadro. Gosto de colar também os pés na estrutura com cola branca de madeira.

veja o projeto completo click na imagem para ampliar:

banquinho madeiras

Montando o acento do banquinho de madeira

Agora com os pés bem firmes na estrutura vamos preparar as ripas do acento.
Corte 9 peças com as medidas da figura e lixe bem como fizemos nas primeiras peças.

Usando uma furadeira é preciso que seja feito os furos nas extremidades das ripas que serão fixadas na estrutura.

OBS: Use uma broca de 3 mm em todo o projeto

Depois de feito os furos partimos para montagem do banquinho de madeira. Usando cola de madeira fixe com parafuso de 4 x 30 mm uma das ripas em uma das lateral da estrutura e em seguida prenda a outra parte.

Faça o mesmo na outra lateral. Com o auxilio de um esquadro acete o angulo para que fique correto.

Depois distribua e cole a restante das ripas por sobre a estrutura dividindo os espaços uma da outra e parafuse todas.

Para dar mais resistência ao nosso banquinho de madeira coloque uma travessa lateral nos pés.

Banquinho montado agora partimos para o acabamento final. Lixe bem todo o banquinho externamente com lixa 120 0u 150.

Depois passe uma demão de seladora e deixe secar bem por pelo menos 4 horas. Lixe de novo com uma lixa mais fina 320 e de outra mão de seladora. repita esse processo mais uma vez.

Depois de seca a ultima demão, lixe de novo com a lixa 320 gasta e passe cera de carnaúba incolor. Esfregue bem a cera e depois passe uma flanela para retirar o excesso de cera e para dar brilho no banquinho de madeira.

Esse processo de acabamento deixa um brilho leve e bem liso. As pessoas passam a mão e sentem logo a diferença.

Dicas finais para você fazer esse banquinho de madeira ficar como o meu:


Os paletes são feitos de piuns (madeira dos pés do banquinho) geralmente são claras e também de eucalipto (madeira do acento) que são de tom mais avermelhado. Mesclando as duas madeiras você pode criar peças bem interessantes.


Então? Gostou da ideia desse banquinho de madeira? Espero que sim. 



Um forte abraço e sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horta suspensa feita de madeiras recicladas

Veja como fazer uma horta suspensa de madeiras de paletes ou madeira de construção para você plantar suas hortaliças orgânicas em casa e desfrutar de uma alimentação saudável rica em nutrição.
Hoje os produtos orgânicos estão em alta em todo o mundo e milhares de pessoas já estão cultivando suas hortaliças em hortas suspensas por falta de espaço.
Se você também tem um espaço limitado na sua casa ou apartamento, sugiro que veja essa minha ideia de horta suspensa, pois acredito que, mesmo sem muito espaço você também poderá cultivar suas hortaliças ou plantinhas no conforto do seu lar.
Veja como ficou bonita minha horta suspensa:



Bem simples e fácil de fazer, com poucas ferramenta você pode construir a sua horta vertical, basta ter um serrote, um martelo uma trena e pregos.

Medidas para fazer a horta suspensa
Para fazer a estrutura da horta suspensa cortei três sarrafos de 8 cm de largura x 2 espessura e 1 metro de comprimento.
As medidas internas dos vasinhos retangulares ficou com 12…

Espreguiçadeira em forma de cama feita em madeira reciclada

Veja como construí uma cama espreguiçadeira de madeiras de paletes e madeira recicladas de forma bem simples. Saiba como reutilizar madeiras que são descartadas para fazer uma linda espreguiçadeira como a minha.
Sempre fico de olho nos lugares que passo para ver se encontro algumas madeiras que possam ser usadas na fabricação de alguma peça ou algum móvel.
Nessa espreguiçadeira para piscina usei travessas de cama de angelim e peroba rosa que achei jogadas nas calçadas. Isso é bem comum aqui na minha cidade.
Essas travessas podem ser de madeiras nobres como, peroba rosa, angelim, cedro, mogno, cerejeira enfim pode ser um tipo de madeira que não se encontra mais facilmente nas madeireiras.
Por isso aproveito todas que encontro e não tenho vergonha de parar o carro e ir pegar, seja na calçada ou nas caçambas.
Vamos então ver como fiz essa cama espreguiçadeira, Veja como ficou bonita.




Ficou um móvel bonito e resistente para ficar exposta no tempo e durar bastante. Basta cuidar direitinho …

20 Ideias de cachepos e jardim suspensos

Veja nessa postagem ideias lindas de cachepos, e de jardim suspensos para te inspirar na decoração do seu jardim de inverno, seu pergolado sua varanda, o espaço da piscina, seu quintal, sua sala ou qualquer outro espaço que você tenha sobrando ai na sua casa, chácara, apartamento ou seu escritório.
Sempre busco inspirações para fazer meus cachepôs e floreiras para vender aqui na minha cidade e separei 20 ideia bem legais e muito bonitas para você.
Alguns são bem simples de fazer e outros um pouco mais complexos, mas se você já trabalha com madeira não terá dificuldades para fazer igual as que eu postei aqui se desejar.
Se você é apenas amante de plantas vai adorar essas ideias muito lindas de cachepos e jardins suspensos.
Como trabalho com paletes sempre busco inspiração para fazer novidades de cachepos, e floreiras verticais para apresentar para meus clientes.
Veja então abaixo as ideias que eu escolhi para você se inspirar também.
Este pequeno jardim suspenso escadinha com três cac…