Pular para o conteúdo principal

Banqueta de madeira dobrável super resistente

Veja como fazer uma linda banqueta de madeira dobrável super resistente muito bonita para você usar onde e quando quiser de forma pratica, rápida e versátil.

Essa banqueta de madeira ficou muito elegante por que usei alguns retalhos de tabuas de cedro com tom escuro que eu tinha guardado na oficina.

Essa peça fez sucesso na sua primeira apresentação na feira noturna que participo aqui na minha cidade (Boituva) todos que viram gostaram e isso me deixou com muita expectativa.

Por isso achei legal compartilhar aqui no blog esse projeto que é bem simples porem, exige um pouco de atenção no momento de fazer as partes dessa peça. 

Veja como ficou minha banqueta de madeira:


Vamos as medidas dessa banqueta dobrável de madeira.


Usei um pedaço de cabo de vassoura para fazer o eixo do mecanismo do assento que também servirá como alça e ripas de 5 cm de largura x 2 cm de espessura, lembrando que usei madeira de cedro.

Aconselho que a construção dessa banqueta seja feita com madeira resistente para ficar mais seguro e durável se você quiser fazer de pinus recomendo que use madeiras com a espessura de 2,5 cm no mínimo.

A montagem é um pouco complicada na primeira peça, mas depois que se pega o jeito da coisa fica mais fácil.

Monte primeiro os suportes nos assentos da banqueta de madeira como nas figura 1 e 2

Para fixar os suportes faça furos de 3 mm de diâmetro e ecarei com broca de 6 mm cerca de 15 mm para usar parafusos chip board de 4 x 45mm.

Depois monte os pés relativos a cada parte do assento como nas figuras 5 e 6

OBS: É importante fixar bem o eixo nos pés com cola ou pinar.


ATENÇÃO; Tome cuidado para não colar o eixo nos suportes do assento, pois estes devem ficar livres.

Feito isso agora é encaixar os pés e parafusar no meio de modo que fique bem leve o movimento de abrir e fechar.

Projeto pronto e montado ufa...Quando fechado tem entorno de 10 cm de espessura cabem em qualquer vãozinho, muito legal esta banqueta de madeira.

Projeto da banqueta de madeira dobrável: Click na imagem para ampliar



Fazendo a banqueta de madeira em outros tamanhos


Depois que você entende bem o mecanismo da banqueta é possível fazer de vários outros tamanhos, inclusive mesas para bares ou festas, bancos mais largos etc.

Este mecanismo permite criar peças bem robustas para aguentarem mais peso e durarem muitos anos. Com um bom acabamento e com cuidado no uso dura uma eternidade.

Caso seja feito para usar no tempo aconselho que seja aplicado nas banquetas pelo menos duas demãos de stain na cor preferida.

A minha banqueta foi aplicada 2 mãos de verniz acetinado incolor.

Gostou da minha banqueta de madeira? Espero que sim e que faça sucesso com este projeto que é bem interessante.

Veja outros modelos de banquinhos que eu faço: 

Sucesso!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horta suspensa feita de madeiras recicladas

Veja como fazer uma horta suspensa de madeiras de paletes ou madeira de construção para você plantar suas hortaliças orgânicas em casa e desfrutar de uma alimentação saudável rica em nutrição.
Hoje os produtos orgânicos estão em alta em todo o mundo e milhares de pessoas já estão cultivando suas hortaliças em hortas suspensas por falta de espaço.
Se você também tem um espaço limitado na sua casa ou apartamento, sugiro que veja essa minha ideia de horta suspensa, pois acredito que, mesmo sem muito espaço você também poderá cultivar suas hortaliças ou plantinhas no conforto do seu lar.
Veja como ficou bonita minha horta suspensa:



Bem simples e fácil de fazer, com poucas ferramenta você pode construir a sua horta vertical, basta ter um serrote, um martelo uma trena e pregos.

Medidas para fazer a horta suspensa
Para fazer a estrutura da horta suspensa cortei três sarrafos de 8 cm de largura x 2 espessura e 1 metro de comprimento.
As medidas internas dos vasinhos retangulares ficou com 12…

Espreguiçadeira em forma de cama feita em madeira reciclada

Veja como construí uma cama espreguiçadeira de madeiras de paletes e madeira recicladas de forma bem simples. Saiba como reutilizar madeiras que são descartadas para fazer uma linda espreguiçadeira como a minha.
Sempre fico de olho nos lugares que passo para ver se encontro algumas madeiras que possam ser usadas na fabricação de alguma peça ou algum móvel.
Nessa espreguiçadeira para piscina usei travessas de cama de angelim e peroba rosa que achei jogadas nas calçadas. Isso é bem comum aqui na minha cidade.
Essas travessas podem ser de madeiras nobres como, peroba rosa, angelim, cedro, mogno, cerejeira enfim pode ser um tipo de madeira que não se encontra mais facilmente nas madeireiras.
Por isso aproveito todas que encontro e não tenho vergonha de parar o carro e ir pegar, seja na calçada ou nas caçambas.
Vamos então ver como fiz essa cama espreguiçadeira, Veja como ficou bonita.




Ficou um móvel bonito e resistente para ficar exposta no tempo e durar bastante. Basta cuidar direitinho …

20 Ideias de cachepos e jardim suspensos

Veja nessa postagem ideias lindas de cachepos, e de jardim suspensos para te inspirar na decoração do seu jardim de inverno, seu pergolado sua varanda, o espaço da piscina, seu quintal, sua sala ou qualquer outro espaço que você tenha sobrando ai na sua casa, chácara, apartamento ou seu escritório.
Sempre busco inspirações para fazer meus cachepôs e floreiras para vender aqui na minha cidade e separei 20 ideia bem legais e muito bonitas para você.
Alguns são bem simples de fazer e outros um pouco mais complexos, mas se você já trabalha com madeira não terá dificuldades para fazer igual as que eu postei aqui se desejar.
Se você é apenas amante de plantas vai adorar essas ideias muito lindas de cachepos e jardins suspensos.
Como trabalho com paletes sempre busco inspiração para fazer novidades de cachepos, e floreiras verticais para apresentar para meus clientes.
Veja então abaixo as ideias que eu escolhi para você se inspirar também.
Este pequeno jardim suspenso escadinha com três cac…