Pular para o conteúdo principal

Mesa de madeira de palete para crianças

Aprenda nessa postagem fazer uma mesa de madeira de palete para crianças bem simples e muito resistente que pode ser usada para muitas finalidades.

Essa mesa de madeira foi uma encomenda feita pela minha nora para ser usada na igreja onde ela da aulas paras as crianças, como elas são baixinhas era necessário uma mesa de acordo com o tamanho delas.

Como você já sabe gosto de trabalhar com paletes e para fazer essa mesa de madeira escolhi as madeiras mais planas possíveis que encontrei no meu estoque de paletes.

Claro que você pode comprar madeira pronta, ou seja acabada, para fazer essa mesa para que fique bem bonita caso não consiga paletes facilmente.

Veja como ficou linda a mesa de madeira para crianças


O primeiro passo foi cortar as madeiras para montar o tampo da mesa e nessa peça usei 5 tabuas de 12 cm x 90 cm comprimento x 1 cm de espessura, depois de pronta ficou com 93 cm compr. x 63 cm larg.

No meu caso como usei madeiras de paletes, tive que colar uma na outra primeiro, mas antes da colagem passei as taboas na lixadeira para dar uma limpada e acerta as ondulações.

É importante que as madeira fiquem bem parelhadas para colar bem e não ficar muitos vãos no tampo.
Artigos relacionados:

Mesinha em marchetaria
Banquetinha de madeira reciclada
Baú rustico de palete



Cortando as peças para montar a mesa de madeira

Enquanto esperamos a secagem da cola do tampo da mesa de madeira vamos preparar os pés e os acabamentos laterais.

Para fazer os pés cortei 4 madeiras com 56 cm altura por 5 cm de largura x 3 cm espessura, se você quiser usar madeiras mais largas fica ainda mais firme.

Para fazer as madeiras de acabamento das laterais cortei 2 ripas com 90 cm comprimento x 5 cm largura e 2 ripas com 57cm x 5 cm largura.

Veja no gráfico abaixo um esboço geral da mesa de madeira






Também cortei 3 travessas de 57 cm de comprimento x 4 largura e 2 cm espessura para reforçar o tampo e também para ajudar fixar as laterais de acabamento.

Antes de colocar os acabamentos laterais do tampo da mesa de madeira fixei os pés primeiro com parafusos de 1" de comprimento e 4 mm diâmetro.

Depois que fixei os pés coloquei os acabamentos laterais com 3 parafusos de 1" x 4 mm de diâmetro em cada peça.

OBS: Sempre que você for fixar as peças com parafusos não esqueça também de usar cola de madeira para ajudar reforçar a mesa.

Com as peças todas montadas agora é hora de fazer acabamento geral, lixar os cantos para arredondar e tirar possíveis ferpas para as crianças não se machucarem e ver se ficou alguma ponta de parafuso exposta.

A pintura é opcional você pode deixar na madeira e envernizar ou pintar com as cores que desejar.

OBS: Dê preferencia às tintas não toxicas.

Fica então mais essa ideia para você. Espero que tenha gostado dessa mesa de madeira para crianças e que esse artigo te ajude a fazer a sua também ok.

Qualquer dúvida deixe sua pergunta nos comentários que vou tentar te ajudar no que for possível ok. E caso tenha gostado do artigo compartilhe com seus amigos também beleza.

Abraços e sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horta suspensa feita de madeiras recicladas

Veja como fazer uma horta suspensa de madeiras de paletes ou madeira de construção para você plantar suas hortaliças orgânicas em casa e desfrutar de uma alimentação saudável rica em nutrição.
Hoje os produtos orgânicos estão em alta em todo o mundo e milhares de pessoas já estão cultivando suas hortaliças em hortas suspensas por falta de espaço.
Se você também tem um espaço limitado na sua casa ou apartamento, sugiro que veja essa minha ideia de horta suspensa, pois acredito que, mesmo sem muito espaço você também poderá cultivar suas hortaliças ou plantinhas no conforto do seu lar.
Veja como ficou bonita minha horta suspensa:



Bem simples e fácil de fazer, com poucas ferramenta você pode construir a sua horta vertical, basta ter um serrote, um martelo uma trena e pregos.

Medidas para fazer a horta suspensa
Para fazer a estrutura da horta suspensa cortei três sarrafos de 8 cm de largura x 2 espessura e 1 metro de comprimento.
As medidas internas dos vasinhos retangulares ficou com 12…

20 Ideias de cachepos e jardim suspensos

Veja nessa postagem ideias lindas de cachepos, e de jardim suspensos para te inspirar na decoração do seu jardim de inverno, seu pergolado sua varanda, o espaço da piscina, seu quintal, sua sala ou qualquer outro espaço que você tenha sobrando ai na sua casa, chácara, apartamento ou seu escritório.
Sempre busco inspirações para fazer meus cachepôs e floreiras para vender aqui na minha cidade e separei 20 ideia bem legais e muito bonitas para você.
Alguns são bem simples de fazer e outros um pouco mais complexos, mas se você já trabalha com madeira não terá dificuldades para fazer igual as que eu postei aqui se desejar.
Se você é apenas amante de plantas vai adorar essas ideias muito lindas de cachepos e jardins suspensos.
Como trabalho com paletes sempre busco inspiração para fazer novidades de cachepos, e floreiras verticais para apresentar para meus clientes.
Veja então abaixo as ideias que eu escolhi para você se inspirar também.
Este pequeno jardim suspenso escadinha com três cac…

Espreguiçadeira em forma de cama feita em madeira reciclada

Veja como construí uma cama espreguiçadeira de madeiras de paletes e madeira recicladas de forma bem simples. Saiba como reutilizar madeiras que são descartadas para fazer uma linda espreguiçadeira como a minha.
Sempre fico de olho nos lugares que passo para ver se encontro algumas madeiras que possam ser usadas na fabricação de alguma peça ou algum móvel.
Nessa espreguiçadeira para piscina usei travessas de cama de angelim e peroba rosa que achei jogadas nas calçadas. Isso é bem comum aqui na minha cidade.
Essas travessas podem ser de madeiras nobres como, peroba rosa, angelim, cedro, mogno, cerejeira enfim pode ser um tipo de madeira que não se encontra mais facilmente nas madeireiras.
Por isso aproveito todas que encontro e não tenho vergonha de parar o carro e ir pegar, seja na calçada ou nas caçambas.
Vamos então ver como fiz essa cama espreguiçadeira, Veja como ficou bonita.




Ficou um móvel bonito e resistente para ficar exposta no tempo e durar bastante. Basta cuidar direitinho …