Pular para o conteúdo principal

Banco de madeira de palete reforçado e bonito

Veja nesse artigo  como fiz um banco de madeira de paletes simples, porem muito reforçado e bonito sem maiores complicações. Esse banco de madeira ficou muito reforçado e bonito.


Como participo de alguns grupos de profissionais que trabalham com madeira de paletes, sempre vejo projetos concluídos de bancos e banquetas de madeira de paletes muito interessantes e estilosos.


Minha ideia de início era trabalhar só com artesanatos, ou seja, fazer apenas peças pequenas e variadas de madeira.

Como minha barraca é bem visitada meus clientes sempre dando a ideia para que eu fizesse esse tibo de banco de madeira.

Devido a demanda dos pedidos resolvi enfrentar o desafio de fazer um banco de madeira bem legal e bonito como meus amigos postam nos grupos que acompanho no Facebook.

Veja como ficou meu banco de madeira:




Iniciando o projeto do banco de madeira



Vamos então ao projeto e começar o planejamento das peças. Sempre faço um desenho primeiro das peças, mas dessa vez resolvi fazer apenas com o que eu tinha na mente e fazer o desenho depois que o banco de madeira estivesse pronto para deixar aqui no blog.

Como já havia feito algumas banquetas não foi muito difícil fazer este banco, na verdade foi mais simples que imaginei,


Calculei as medidas de acordo com cadeiras e bancos que eu tenho em casa e defini então que meu banco ficaria com 1 mt de comprimento o acento ficaria com 50 cm de altura e o encosto também ficaria com 50 cm de altura somando 1 mt total.

Parti para separar as madeira e usei taboas de 10 cm de largura x 1mt de comprimento x 2 cm espessura.

Veja também:


Veja o projeto abaixo:

Click na imagem para ampliar




Concluindo o banco de madeira


Depois de cortadas as madeiras nas medidas passei no desengrossador para limpar bem e quebrar os cantos (chanfrar).

Os 2 pés traseiros do banco ficaram com 1 mt de altura fiz um corte em diagonal de 5 cm para 10 cm até a metade da taboa (50 cm) para fixar as ripas do encosto.

As ripas do encosto fiz com 3 taboas de 10 cm de largura x 1 mt de comprimento cortando ao meio fazendo 6 ripas e deixei os cantos bem chanfrados.

Os pés dianteiros deixei com 6 cm de largura por 48 cm de comprimento.

A montagem do banco de madeira comecei pelo encosto parafusando e colando as ripas com uma distancia de 4,5 cm de cada uma e fixei com parafusos de 35 mm de comprimento por 4 mm de diâmetro com cola de madeira branca.

Após a montagem do encosto fixei as travessas de reforço superior dos pés já com os pés dianteiros parafusados em 90º.

Fixando os reforços dos pés do banco de madeira

Já com os pés montados, parafusados e colados, parti para fixação dos reforços inferiores dos pés.
.
Depois dessa montagem finalizei parafusando e colando as madeiras do acento e para dar um charme no banco de madeira resolvi fazer uma madeira de acabamento frontal com cortes redondos.

Fiz os cortes arredondados usando uma furadeira de bancada e uma serra copo de 54 mm de diâmetro numa taboa de 1 mt de comprimento.

Depois dei uma mão de seladora para finalizar o acabamento do banco de madeira.

Dependendo de onde o banco ira ficar sera preciso outros tipos de pintura como: Verniz marítimo ou stain se caso ficar no tempo como vasos e floreiras que ficam em Jardim e varandas).

Verniz comum ou pinturas coloridas com esmalte sinético se for usado em salas, cozinhas e quartos ou outro lugar que não fique exposto ao tempo.

Espero que tenha gostado desse banco de madeira feito de paletes e me diga o que você achou nos comentários Ok.

Gostaria de aprender trabalhar com paletes? Então veja esse artigo primeiro! Quero Aprender

Veja apresentação em vídeo desse projeto:









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horta suspensa feita de madeiras recicladas

Veja como fazer uma horta suspensa de madeiras de paletes ou madeira de construção para você plantar suas hortaliças orgânicas em casa e desfrutar de uma alimentação saudável rica em nutrição.
Hoje os produtos orgânicos estão em alta em todo o mundo e milhares de pessoas já estão cultivando suas hortaliças em hortas suspensas por falta de espaço.
Se você também tem um espaço limitado na sua casa ou apartamento, sugiro que veja essa minha ideia de horta suspensa, pois acredito que, mesmo sem muito espaço você também poderá cultivar suas hortaliças ou plantinhas no conforto do seu lar.
Veja como ficou bonita minha horta suspensa:



Bem simples e fácil de fazer, com poucas ferramenta você pode construir a sua horta vertical, basta ter um serrote, um martelo uma trena e pregos.

Medidas para fazer a horta suspensa
Para fazer a estrutura da horta suspensa cortei três sarrafos de 8 cm de largura x 2 espessura e 1 metro de comprimento.
As medidas internas dos vasinhos retangulares ficou com 12…

20 Ideias de cachepos e jardim suspensos

Veja nessa postagem ideias lindas de cachepos, e de jardim suspensos para te inspirar na decoração do seu jardim de inverno, seu pergolado sua varanda, o espaço da piscina, seu quintal, sua sala ou qualquer outro espaço que você tenha sobrando ai na sua casa, chácara, apartamento ou seu escritório.
Sempre busco inspirações para fazer meus cachepôs e floreiras para vender aqui na minha cidade e separei 20 ideia bem legais e muito bonitas para você.
Alguns são bem simples de fazer e outros um pouco mais complexos, mas se você já trabalha com madeira não terá dificuldades para fazer igual as que eu postei aqui se desejar.
Se você é apenas amante de plantas vai adorar essas ideias muito lindas de cachepos e jardins suspensos.
Como trabalho com paletes sempre busco inspiração para fazer novidades de cachepos, e floreiras verticais para apresentar para meus clientes.
Veja então abaixo as ideias que eu escolhi para você se inspirar também.
Este pequeno jardim suspenso escadinha com três cac…

Espreguiçadeira em forma de cama feita em madeira reciclada

Veja como construí uma cama espreguiçadeira de madeiras de paletes e madeira recicladas de forma bem simples. Saiba como reutilizar madeiras que são descartadas para fazer uma linda espreguiçadeira como a minha.
Sempre fico de olho nos lugares que passo para ver se encontro algumas madeiras que possam ser usadas na fabricação de alguma peça ou algum móvel.
Nessa espreguiçadeira para piscina usei travessas de cama de angelim e peroba rosa que achei jogadas nas calçadas. Isso é bem comum aqui na minha cidade.
Essas travessas podem ser de madeiras nobres como, peroba rosa, angelim, cedro, mogno, cerejeira enfim pode ser um tipo de madeira que não se encontra mais facilmente nas madeireiras.
Por isso aproveito todas que encontro e não tenho vergonha de parar o carro e ir pegar, seja na calçada ou nas caçambas.
Vamos então ver como fiz essa cama espreguiçadeira, Veja como ficou bonita.




Ficou um móvel bonito e resistente para ficar exposta no tempo e durar bastante. Basta cuidar direitinho …